O que acontece na fase de engatinhar?
Quando começa a engatinhar, o bebê desenvolve a noção de independência. Através dos movimentos com as mãos e os pés, ele consegue perceber o que é firmeza e passa a sentar sozinho, sem precisar de ajuda. Ele também conquista a força nos braços e nas pernas, ensaiando os primeiros passos.
A fase do apoio em quatro membros é fundamental para a criança saber o que é sintonia. Quando dá os primeiros movimentos sozinha, ela não consegue se locomover direito, o que exige muito da paciência e do equilíbrio. Assim que aprende a coordenar os próprios passos, ganha confiança e segurança para evoluir.
As estruturas da coluna do bebê também se fortalecem enquanto ele engatinha. Se os pais o deixam à vontade para percorrer os cômodos da casa de quatro, ele também treina sua coordenação visual, o que vai ser muito importante na hora de ir à escola.
Conforme a criança se sente mais segura, porém, os riscos de acidente aumentam. Portanto, feche as gavetas, tire objetos perigosos de perto e tampe as tomadas.
Os pais também precisam entender que os pequenos têm seus próprios limites e devem ser respeitados de acordo com sua evolução. Forçá-los a ficarem em pé pode levar a quedas e contusões graves, já que eles podem não estar com o desenvolvimento motor preparado.
Usar ou não o andador?
Engatinhar também ajuda a criança a desenvolver seu senso de direção. Quando coordena os movimentos das mãos e dos pés, geralmente entre os nove meses e um ano de idade, o bebê decide aonde vai, explorando os ambientes e movimentando o corpo em direções específicas.
Se estiver com os joelhos protegidos, consegue resultados ainda mais rápidos para se deslocar. Deixe os pisos sempre limpos e evite que o bebê passe por lugares de chão irregular, com muitas falhas. Existem também joelheiras próprias para essa fase. Mas escolha as mais confortáveis, que não apertem ou impeçam o fluxo sanguíneo.
Apesar de estimular o processo da caminhada, o andador é um acessório bastante perigoso, pois aumenta o risco de acidentes com as crianças. Os tombos são comuns quando o bebê anda muito rápido e força as pernas antes do tempo.
Segundo especialistas, engatinhar é muito mais saudável porque o andador atrasa o desenvolvimento psicomotor das crianças. Quando utilizam o objeto, elas demoram mais tempo para conseguirem se manter em pé e caminhar sem apoio.
Portanto, deixar o pequeno passar por um crescimento sadio.
Fonte:http://vivomaissaudavel.com.br/saude/crianca/engatinhar-faz-parte-do-desenvolvimento-saudavel-da-crianca/

Nenhum comentário:
Postar um comentário