sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Vacina para o Ebola mostra 100% de eficácia em testes

Luz no fim do túnel? Uma vacina experimental contra o Ebola mostrou 100% de eficácia em testes realizados na Guinea. Os resultados apontam uma vitória na luta contra a epidemia, já que essa é a primeira vacina capaz de evitar que as pessoas se contaminem. Com isso, o mundo ganha esperança na intenção de evitar que a epidemia se alastre e faça mais vítimas.
“Esse é um desenvolvimento extremamente promissor. Os créditos vão para o Governo daGuinea, as pessoas das comunidades e nossos parceiros. Uma vacina efetiva é mais uma importante ferramenta para lutar contra essa e outras epidemias que possam surgir com esse vírus”, disse Margaret Chan, diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS).
ebola
O teste utilizou uma técnica chamada de “anel”. Ela consiste no seguinte movimento: após uma pessoa ser contaminada, todos seus familiares são vacinados para tentar parar as principais rotas de transmissão da doença. Essa abordagem incluiu 4 mil pessoas, e os resultados iniciais mostraram 100% de eficácia. Entretanto, os cientistas acreditam que esse número pode cair para algo entre 75 e 99% até o final do teste. Após os testes iniciais, nenhum dos familiares vacinados foram contaminados com o Ebola.
A vacina foi criada utilizando um exemplar enfraquecido do vírus que foi modificado para produzir uma proteína chamada rVSV-ZEBOV. A produção da vacina foi considerada extremamente empolgante, já que foi realizada em um espaço muito curto de tempo: apenas 12 meses.
“Esse é um resultado relevante que mostra o poder de parcerias internacionais”, disse Jeremy Farrar, diretor da ‘Wellcome Trust‘, uma das financiadoras do teste. Agora, a vacina continuará sendo testada e aplicada para pessoas em situação de risco (com parentes infectados), e novos resultados devem ser publicados em breve. Pelo menos, a população mundial pode respirar um pouco mais aliviada.


Fonte: http://climatologiageografica.com/vacina-para-o-ebola-mostra-100-de-eficacia-em-testes/#ixzz3ilEtheJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário