Na osteoporose, a fisioterapia é indicada para prevenir complicações, como deformidades e fraturas ósseas, e também fortalecer os músculos, ossos e articulações, para assim melhorar a qualidade de vida do paciente.
Ela ainda conta com os benefícios cardíacos e respiratórios, além de melhorar o equilíbrio do paciente, sendo importante para evitar quedas. As sessões de fisioterapia podem ser realizadas 2 a 4 vezes por semana, na clínica ou em domicilio, mas não exclui a necessidade de uma alimentação rica em cálcio e a toma dos medicamentos receitados pelo médico.
Veja como fazer uma alimentação adequada: Alimentos ricos em cálcio.
Exercícios de fisioterapia para osteoporose
Os objetivos dos exercícios fisioterapêuticos podem ser a prevenção de deformidades, como a posição corcunda, melhora do tônus muscular e manter a boa amplitude das articulações.
Os exercícios devem ser sempre individualizados e orientados por um fisioterapeuta, para adequá-los de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente, mas podem ser:
1. Exercícios de alongamento para osteoporose
Estes são ótimos exemplos de exercícios para quem possui osteoporose na coluna:
Para realizar cada alongamento deve-se permanecer parado na mesma posição por pelo menos 1 minuto, repousando durante 10 segundos, entre um exercício e outro.
2. Fortalecimento muscular para osteoporose
Estes exercícios são bons exemplos de exercícios para quem osteoporose nas pernas:
Cada exercício deve ser realizado em 3 séries de 12 repetições.
Os exercícios da hidrocinesioterapia também são úteis para fortalecer os músculos e articulações do paciente com osteoporose. Eles são particularmente indicados para pacientes que sofrem com dores e têm dificuldade em relaxar e se movimentar fora da água. A água morna da piscina ajuda a relaxar os músculos, facilitando a contração muscular e a movimentação das articulações.
Outros exercícios para osteoporose
Outros exercícios como caminhadas, dança, hidroginástica, pilates ou ioga também são recomendados no tratamento da osteoporose porque ajudam a retardar a perda da massa óssea e melhorar o equilíbrio e a força.
No entanto, estes exercícios só devem ser realizados sob supervisão do fisioterapeuta.
Fonte:http://www.fisioterapia.com/noticias/imprimir/2176
Nenhum comentário:
Postar um comentário